terça-feira, maio 30, 2006

Acta 1/2006 da CC do CMJ

Início da Reunião: 17h25


Terminus da Reunião: 19h00



Membros da Comissão Coordenadora que compareceram à reunião:



Presidente: Luís Silva

Vice-Presidente: Ricardo Silvério

Secretária: Fernanda Lopes

Primeiro-Vogal: Sérgio Garcia

Segundo-Vogal: Valdemar Silva



Responsável pela elaboração da acta:


Nome:
Fernanda Lopes

Cargo: Secretária



Faltas Justificadas: (não houve)



Faltas Injustificadas: (não houve)







ABERTURA DA ACTA

Aos 11 de Março de 2006, numa das salas do EMAJ, pelas 17.25 horas, o Sr. Presidente da Comissão Coordenadora, Luís Silva, declarou aberta a reunião, estando presentes o Sr. Vice-Presidente Ricardo Silvério, a Sra. Secretária Fernanda Lopes, o Sr. Primeiro-Vogal Sérgio Garcia e o Sr. Segundo-Vogal Valdemar Silva.

Foi consenso entre todos os membros presentes que é necessário coordenar as actividades entre associações, facto que foi frisado pelos membros Ricardo Silvério e Valdemar Silva. Foi também chamada a atenção para o facto das Associações Culturais e Recreativas das diversas localidades nem sempre serem bem geridas, serem mal exploradas, a nível das actividades que poderiam desenvolver, uma vez que têm espaços próprios bastantes bons, para a prática de actividades desportivas, como por exemplo o Pavilhão do Centro de Ribamar, exemplificou Ricardo Silvério, ou para o teatro, como é o caso do Salão da Associação Cultural e Recreativa do Vimeiro, acrescentou Fernanda Lopes. Luís Silva acrescentou que há um crescente desinteresse das pessoas pelos movimentos associativos, pelo facto de muitos deles estarem geridos a bel-prazer dos corpos directivos e algo fechados às comunidades em si. Este reparo mereceu o consenso dos restantes membros presentes.

No que concerne ao CMJ, os membros presentes analisaram anteriores press-releases do CMJ e alguns documentos, na tentativa de encontrarem algo que os pudesse guiar à feitura de um novo press-release acerca do ressurgimento deste órgão concelhio. Apesar de terem encontrado algumas notícias, os membros optaram por fazer a sua própria nota de imprensa, de raiz, tendo em vista o objectivo desta não ser tão programática e de princípios, mas mais pragmática e exequível. Assim sendo, foram apontadas três metas a curto e médio prazo: efectuar um levantamento das organizações juvenis acerca de quais são as suas actividades que pretendem oferecer ao longo deste ano, os seus membros, as dificuldades sentidas; promover e divulgar o ressurgimento do CMJ; e criar um espaço virtual do CMJ, que se traduziria num site e também num blog ou num fórum. Várias possibilidades foram alvitradas. Valdemar Silva disse que um fórum é uma estrutura interessante. Fernanda Lopes contrapôs que o blog está mais em voga e que qualquer pessoa pode também deixar um comentário, uma observação. Ricardo Silvério questionou como faria algum jovem com dúvidas acerca de alguma coisa para ser respondido. Fernanda Lopes e Luís Silva sugeriram que o blog contivesse o mail do CMJ para que os jovens aí se dirigissem. Caso algum dos membros do CMJ não consiga dar a resposta, Sérgio Garcia solucionou facilmente o problema, sugerindo que o CMJ encaminhasse essa dúvida para a organização que a ela pode responder com mais facilidade e legitimidade, sendo o CMJ o intermediário. Fernanda Lopes e Luís Silva foram da opinião de que o blog é a ferramenta que, neste momento, serve melhor os propósitos almejados, acrescentando ainda Fernanda Lopes que o site poderia ter os links das organizações juvenis que assim o desejem. Foi elaborado um rascunho do press-release pela Secretária Fernanda Lopes, o qual foi lido pela mesma aos restantes presentes. Ficou acordado que a versão final e digitalizada da nota de imprensa seria enviada, por correio electrónico, a todos os presentes, em anexo a esta acta, como será feito. Foram ainda tiradas várias fotos de grupo, a fim de acompanhar a notícia, na comunicação social, sendo que apenas uma delas será escolhida pelos membros da Comissão Coordenadora.

Nada mais havendo a tratar, quando eram 19,00 horas, foi dada como encerrada a reunião pelo Sr. Presidente, da qual se lavrou a presente acta, que será assinada por ele e por mim.

A presente acta é provisória. Será considerada definitiva e aprovada, tacitamente, se quinze dias após a recepção da mesma, nenhum membro deseje alterá-la. Depois da acta ser considerada definitiva e aprovada, a mesma será remetida ao apoio administrativo do CMJ, para que conste dos arquivos deste Conselho.


A Secretária,

O Presidente,