terça-feira, maio 30, 2006

Acta 3/2006 da CC do CMJ

Início da Reunião: 15h30


Terminus da Reunião: 18h00



Membros da Comissão Coordenadora que compareceram à reunião:




Secretária:
Fernanda Lopes


Segundo-Vogal: Valdemar Silva




Responsável pela elaboração da acta:


Nome
: Fernanda Lopes

Cargo: Secretária




Faltas Justificadas: Presidente Luís Silva, por motivos associativos; Vice-Presidente Ricardo Silvério, por motivos pessoais; Primeiro-Vogal Sérgio Garcia, por motivos pessoais.




Faltas Injustificadas: (não houve)









ABERTURA DA ACTA

Aos 15 de Abril de 2006, numa das salas do EMAJ, pelas 15.30 horas, a Secretária da Comissão Coordenadora, Fernanda Lopes e o Segundo-Vogal Valdemar Silva declararam, por consenso, aberta a reunião, visto serem os únicos presentes e não existir quórum decisivo. Assim sendo, esta reunião destinou-se a adiantar algum trabalho e a preparar sobretudo o dia da visita às Associações Juvenis do Concelho.

Estando estipulado que a visita seria a oito associações e organizações juvenis, dispostas a receberem-nos e com sede própria, visto que algumas organizações carecem de espaço próprio, planificou-se a visita do próximo dia 22 de Abril, Sábado seguinte.

A partida está marcada para as 10h, junto ao EMAJ. Deslocarmo-nos-emos em viatura camarária e acompanhados pelo funcionário do EMAJ, Luís Balau. Foi também convidado o vereador responsável pelo pelouro, o Prof. José Tomé, a acompanhar-nos, carecendo este convite ainda de confirmação. Foi ainda dirigido um convite à comunicação social, a fim de que o jornal Alvorada e a Rádio Clube da Lourinhã, pelo menos, nos acompanhem. As visitas estão marcadas de meia em meia hora, sendo obviamente bastante flexível esta marcação, dado que nalgumas associações poderemos demorar um pouco mais e noutras ser um pouco mais rápidos. Serão contempladas as seguintes organizações: o Grupo de Jovens da Moita dos Ferreiros, o Agrupamento de Escuteiros da Lourinhã, a Associação Juvenil Tá a Mexer, a Juventude Socialista, a Animar, ao Praia Surf Clube, a Associação Juvenil Sétima Vaga o Agrupamento de Escuteiros de Ribamar. No decurso desta reunião, foi já possível obter a confirmação da Animar, do Agrupamento de Escuteiros de Ribamar, da Sétima Vaga e da Juventude Socialista. As restantes associações, cujas tentativas de contacto se revelaram infrutíferas, ficaram de ser contactadas na Segunda-feira seguinte, tendo ficado registado e solicitado ao funcionário Luís Balau que o fizesse.

O Presidente da Comissão Coordenadora concordou com tudo o que foi planificado pelos presentes, uma vez que se manteve em contacto telefónico permanente com os mesmos, tentando minorar os efeitos da sua ausência.

Posteriormente, e dado que não se iria discutir muito o assunto, pela falta dos restantes três membros, Valdemar Silva sugeriu apenas algumas ideias relativamente à actuação do CMJ. No seu entender, a nossa função é mais política e não tanto executiva, razão pela qual teremos de discutir a política de juventude do município. Na sua opinião, deveríamos apostar na formação profissional, cultural e cívica dos jovens. Fernanda Lopes lembrou a sugestão de Ricardo Silvério, na reunião anterior, de se apostar, por exemplo, numa mini-formação profissional dos jovens que trabalham na área da restauração e bares, durante a época estival. Valdemar Silva lembrou ainda que poderia ser uma boa ideia criar uma Federação de Associações Juvenis do Concelho, como existem em Lisboa, no Porto e noutros municípios. Além disso, existe também a Federação Nacional de Associações Juvenis. A criação deste tipo de entidades visa facilitar a obtenção de apoios por parte do Instituto Português da Juventude, da Secretaria de Estado da Juventude e também da Administração Central.

Nada mais havendo a tratar, ficando ainda recordado que antes da reunião do Conselho Municipal da Juventude a Comissão Coordenadora terá de se reunir para programar a reunião do Conselho, com mais detalhe, e fazer também um balanço da visita às Associações, quando eram 18,00 horas, foi dada como encerrada a reunião pelos presentes, da qual se lavrou a presente acta, que será assinada por mim.

A presente acta é provisória. Será considerada definitiva e aprovada, tacitamente, se quinze dias após a recepção da mesma, nenhum membro deseje alterá-la. Depois da acta ser considerada definitiva e aprovada, a mesma será remetida ao apoio administrativo do CMJ, para que conste dos arquivos deste Conselho.


A Secretária,