terça-feira, maio 30, 2006

Acta 4/2006 da CC do CMJ

Início da Reunião: 15h40


Terminus da Reunião: 18h20



Membros da Comissão Coordenadora que compareceram à reunião:



Presidente:
Luís Silva


Vice-Presidente: Ricardo Silvério


Secretária: Fernanda Lopes


Segundo-Vogal: Valdemar Silva



Responsável pela elaboração da acta:



Nome:
Fernanda Lopes

Cargo: Secretária



Faltas Justificadas: Primeiro-Vogal Sérgio Garcia, por motivos pessoais.



Faltas Injustificadas: (não houve)









ABERTURA DA ACTA


Aos 29 de Abril de 2006, numa das salas do EMAJ, pelas 15.40 horas, o Sr. Presidente da Comissão Coordenadora, Luís Silva, declarou aberta a reunião, estando presentes o Sr. Vice-Presidente Ricardo Silvério, a Sra. Secretária Fernanda Lopes e o Sr. Segundo-Vogal Valdemar Silva.

Luís Silva e Ricardo Silvério questionaram se existiria ou não promoção dos empresários, e em especial dos jovens empresários. E deram o exemplo de uma iniciativa que ocorreu, há algum tempo, e que foi apoiada pelas escolas, cujo nome era “Pescar é Fixe”. Este assunto poderia ser tema de debate numa próxima reunião.

Ricardo Silvério chamou à atenção para o facto da postura a ter com as Associações ser no sentido não de lhes dar o peixe, mas antes de ensiná-los a pescar, querendo com isto dizer que as Associações deveriam ser estimuladas a angariar receitas próprias, não esperando sempre pelos subsídios.

Já Valdemar Silva alvitrou a possibilidade de juntarmos, num mesmo espaço, as Associações, num evento de semana da juventude, por exemplo. Ricardo Silvério sugeriu a Louricoop como espaço para isso. Fernanda Lopes sugeriu que talvez fosse mais proveitoso haver uma Semana da Juventude e não um Mês da Juventude, uma vez que no caso de ser uma semana, podemos condensar mais as coisas e potenciá-las. Quando se fazem estes eventos ao longo de um mês as coisas têm tendência a perder aquela energia desejável e a dispersarem-se. Luís Silva sugeriu que terminássemos este mandato com esta tal Semana da Juventude, em Março, uma vez que o faríamos com “chave de ouro”. Luís Silva lembrou ainda que poderia ser organizada uma “Feira das Profissões”, que seria útil para os jovens do nosso concelho.

Relativamente às visitas, foi feito um balanço positivo, por todos os presentes. Foi essencial escutar os problemas e inquietações das diferentes organizações. O feedback obtido é essencial para o CMJ compreender a realidade das organizações visitadas.

Uma das principais dificuldades de todas as organizações visitadas foi a falta de viaturas para transportar pessoas quando é necessário. Uma das soluções apontadas seria a tentativa de disponibilizar uma carrinha, cuja manutenção poderia ficar a cargo da Câmara Municipal, sendo o combustível a cargo da organização que requisitasse a viatura. Talvez a gestão da requisição da viatura pudesse ficar a cargo do EMAJ.

Valdemar Silva chamou ainda à atenção para o facto de não nos podermos desviar da natureza e dos objectivos que regem o CMJ. Lembrou ainda a possibilidade de se criar uma Federação de Associações do concelho, sugestão com a qual Luís Silva e Ricardo Silvério discordam, por considerarem que as diferentes organizações têm características e objectivos diferentes entre si e, assim sendo, não se justifica a Federação entre as mesmas.

Outro dos assuntos, também ele suscitado nas visitas, prende-se com a integração dos emigrantes nos países estrangeiros e dos imigrantes no nosso país. Há algumas associações que são frequentadas por imigrantes. Este seria um assunto que poderia também, futuramente, ser desenvolvido.

Por fim, elaborou-se a convocatória da próxima reunião do CMJ, para enviar aos seus membros.

Nada mais havendo a tratar, quando eram 18,20 horas, foi dada como encerrada a reunião pelo Sr. Presidente, da qual se lavrou a presente acta, que será assinada por ele e por mim.

A presente acta é provisória. Será considerada definitiva e aprovada, tacitamente, se quinze dias após a recepção da mesma, nenhum membro deseje alterá-la. Depois da acta ser considerada definitiva e aprovada, a mesma será remetida ao apoio administrativo do CMJ, para que conste dos arquivos deste Conselho.


A Secretária,

O Presidente,